domingo, 16 de junho de 2013

CORES E AROMAS



Aromaterapia e cromoterapia 
Óleos e essências que combinam aromas e cores para o bem estar e para a promoção dos bons fluidos 
Tratar da saúde com remédios convencionais é a indicação de todos os médicos, mas cuidar da alma e do espírito à base da alquimia é uma indicação dos místicos. Por que não tentar? 
A Alquimia está baseada na busca pelo conhecimento da natureza através do estudo de elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. A partir surgem tratamentos com os aromas e cores, por exemplo. 
"O tratamento com base no aroma é denominado aromaterapia e consiste no uso do efeito que os aromas de plantas, sementes, flores, frutas e ervas são capazes de provocar no indivíduo", explica a proprietária de uma loja mística, Rita Dornellas. 
O tratamento com base nas cores, denominado cromoterapia, representa a utilização das cores na cura de doenças. Segundo Rita, cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. 
"Os tons de vermelho, por exemplo, representa calor e, portanto, traz mais vida e alegria para a pessoa, sendo uma cor indicada no tratamento de depressão. O verde é uma cor mais calma e traz tranqüilidade para o ambiente", explica Rita. 
Óleos essenciais e essências
O uso da aromaterapia pode ser unido ao uso da cromoterapia, como é o caso das essências e óleos para corpo e para ambiente. Para isso, é preciso fazer a distinção prévia entre o que é o óleo e o que é a essência. 
Os óleos essenciais são o primeiro extrato obtido de várias partes da planta aromática. São voláteis e se constituem como matéria prima de diversos fármacos, cosméticos e alimentos. 
As essências representam a composição de substâncias naturais ou mesmo a elaboração de óleos essenciais em laboratório. Elas são um líquido muito volátil e sem viscosidade. 
O uso do aroma
Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem pode enorme sobre o cérebro humano. 
Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto, por exemplo. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar! 
Seja para facilitar a adaptação de fuso horário, para ajudar na prevenção às doenças, para espantar insetos e mosquitos, para aclamar, ajudar na sedução, aumentar a produtividade, seja para o que for, existe um aroma especial para você, confira algumas sugestões de Rita: 
abacaxi - fortalece os relacionamentos como amizade e amor, é indicado para encontros sociais e familiares alecrim - ajuda na concentração e memória, além de oferecer maior nitidez nos pensamentos e nas dúvidas alfazema - limpa as energias negativas do ambiente arruda - afasta as energias ruins de perto da pessoa, oferecendo maior proteção pessoal baunilha - barra sentimentos negativos como a inveja e é uma essência afrodisíaco, proporcionando, dessa forma, solução para os problemas e desentendimentos amorosos camomila - desperta sentimentos como confiança, calma e tranqüilidade, oferecendo relaxamento para os ambientes carregados. Indicado para o combate à insônia canela - traz sentimentos melhores, renovando o espírito da pessoa que está triste ou com depressão cravo - atrai boa sorte, especialmente em transações comerciais erva doce - transmite fé, força e coragem, trabalhando com sentimentos como a memorização e a ansiedade flor de laranjeira - aumenta o magnetismo pessoal, oferecendo maior sensação de bem estar físico e emocional gengibre - reanime e revigora, sendo, portanto, um excelente tônico jasmim - inspira sentimentos e traz sensação de purificação e vigor lavanda - trabalha no cérebro como um anti-depressivo natural rosa branca - traz charme e encantamento 

A gente trabalha com as cores junto dos aromas, porque é preciso conhecer o que casa essência representa, mas é necessário trabalhar a vibração das cores para fortalecer o funcionamento dos óleos e sprays de aroma", orienta Rita. 
E, se os aromas possuem mil funções, conheça um pouco mais sobre o poder das cores no cérebro e no corpo humano! Saiba que existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, serenas e tranqüilas, confira algumas dicas: 

As essências e óleos podem ser utilizadas em velas, reachauds, sachets, difusores com água, ou mesmo em sprays. É preciso tomar cuidados porque gosto é uma coisa muito particular, portanto, o indicado é que seja verificado o gosto das pessoas que moram na casa. 
É indicado, também, ver a ventilação e o tamanho do cômodo da casa onde vai ser aplicado o aroma, além disso, deve ser evitada a mistura de várias essências em um mesmo ambiente, pois pode ficar enjoativo. E, a dica é de que, se a essência for muito forte, pode ser diluída em um pouco de água. 

preto - geralmente é uma cor relacionada ao luto e à morte, mas é uma cor que representa a dignidade, o mistério e a fantasia branco - é uma cor que transmite a paz, a sensação de calma e de pureza. Significa inocência e pureza bege - cor que transmite calma e passividade vermelho - cor da paixão e do sentimento, portanto, traz bons fluidos para o ambiente, renovando as energias, mas traz inquietação verde - transmite sensação de frescor, esperança e calma rosa - representa a beleza, a saúde, a sensualidade e também o romantismo amarelo - transmite calor, luz e descontração e, simbolicamente, está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo 
Fonte:
Dê sua opinião sobre esta matéria. 
Envie um e-mail paramailto:
edacao@acessa.com?subject= Aromaterapia e cromoterapia

Nenhum comentário: